A Matemática e a Interface
A Matemática e a Interdisciplinaridade
Propor
trabalhar numa perspectiva interdisciplinar não precisa dominar os
conhecimentos dessas outras áreas com receio de perder prestígio
pessoal, pois a prática interdisciplinar possibilita criar oportunidades
de uma aprendizagem construtiva que estimula o desenvolvimento das
habilidades dos educando.
Segundo
Garcia (2002) o professor interdisciplinar, em sala de aula, deve ser
capaz de estimular a curiosidade dos alunos, criar oportunidades de
aprendizagem interativa, possibilitar descobertas e novas experiências.
Ele também exerce a reflexão crítica sobre suas práticas e busca
melhorar suas estratégias de ensino e as relações com os alunos [...]
O
trabalho interdisciplinar pode estimular a curiosidade, a criatividade,
o pensamento crítico, a capacidade de abstração, o trabalho de equipe, a
troca de idéias, a comunicação e a pesquisa, e dessa forma favorecer o
aprimoramento do educando como pessoa humana, assegurar-lhe uma formação
comum indispensável para o exercício da cidadania e garantir a
preparação básica para o trabalho, como prever a Lei de Diretrizes e
Bases.
Ter uma visão da Interface da Matemática com outros campos do saber nos permite
Vários
assuntos de outras áreas do conhecimento têm relação direta com a
matemática. A cada dia são descobertas novas formas de utilização de
ferramentas matemáticas que ajudam a compreender esta relação.
Visite os sites abaixo e compreenda algumas dessas relações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário