ESPAÇO CELEM

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PROJETO: A Matemática e a Interface com outros Campos do Saber

SECRETARIA DA EDUCAÇÃODO ESTADO DA BAHIA
PROGRAMA PACTO PELO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES-IBICARAI
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

ORIENTADOR DE ESTUDOS: Cristiane Souza Barberino     
 FORMADOR (A) : José Roberto Dantas
RESPOSÁVEIS PELO PROJETO: Clelia Eugenia de Sousa Lima,  Jacqueline Gonçalves Matos de Jesus  e Jailma Ferreira Guimarães.

CURSISTAS: Adriana Rocha Rostin Lemos, Amilton Santos de Almeida, Cirleide Lira Viana Leal, Clelia Eugenia de Sousa Lima,  Eliete Malaquias dos Santos, Elizabeth Christina de Oliveira Araújo,  Iaciara Oliveira Dias, Indiana Silva Moreira, Ivana Araújo Henrique Almeida, Jacqueline Gonçalves Matos de Jesus, Jailma Ferreira Guimarães, Lucia Carmen de Oliveira, Luziane Andrade de Carvalho Paiva, Maria Conceição Assis Silva De Castro, Maria das Graças Leal Mota dos Santos, Mirela Jauario Hottis, Sergia Gama Santos.


PROJETO: A Matemática e a Interface com outros Campos do Saber 

TEMA: Conhecimentos Matemáticos Contextualizados e a Interface com outros Campos do Saber

IBICARAI – BAHIA
2014
INTRODUÇÃO
Aprender matemática é mais do que reproduzir modelos e cálculos padronizados, utilizar regras e manejar fórmulas. É fundamental que os alunos consigam interpretar problemas e situações matemáticas e escrever as respectivas sentenças numéricas e/ou algébricas, bem como representá-las gráfica e geometricamente. Elaborar definições aprimorar seu registro à medida que se apropriam das linguagens matemática, produzirem textos escritos e orais a respeito de suas descobertas e desenvolver linhas próprias de raciocínio e dedução são as diversas maneiras de o aluno apresentar a solução das situações propostas.
Os jogos no processo de Ensino-aprendizagem além de constituírem um excelente recurso didático, podem possibilitar: o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo; promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação.
A resolução de problemas e os jogos nos PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – Matemática: a resolução de problemas aparece como um dos eixos do ensinar e aprender Matemática; Os jogos surgem como um dos recursos didáticos para se “fazer matemática” na sala de aula.
Uma formação matemática integral na Educação Básica demanda que os saberes dos estudantes sejam valorizados nas suas próprias formas de representação e expressão, e contrastados com os conhecimentos historicamente estabelecidos, garantindo a integração de suas vivências e experimentações com aquelas próprias à ciência.
É fundamental situar a relação dos estudantes com a Matemática na perspectiva de um sujeito ativo e social que atua na produção e transformação das realidades e da sua própria existência. Neste sentido, torna-se essencial que contextos de seus efetivos interesses sejam considerados na escola. A fim de estabelecer um permanente diálogo entre esses saberes e a prática educativa, particularmente em Matemática, é desejável buscar situações que possibilitem aos jovens perceber a presença de conhecimentos desta área em atividades diversas, sendo elas artísticas, esportivas, educacionais, de trabalho, ou outras. (BRASIL, 2014 – Matemática, etapa II, caderno V, página15-23)

O aluno deve possuir conhecimentos que devem ser utilizados como ferramentas para produzir novos conhecimentos. Para tanto o professor deve partir do que já é conhecido e propor situações-problemas que permitam construir novas ferramentas, ou seja, que avance em relação ao conhecimento anterior. Nesse processo, é fundamental, ouvir o aluno com seus argumentos, percepções, tentativas e estimativas, mesmo equivocados, como forma de alimentar discussões na classe para validar ou não as soluções propostas.







JUSTIFICATIVA
A matemática pode contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à representação, compreensão, comunicação, investigação, e, também, à contextualização sociocultural.
De acordo com a LDBEN e com a proposta de trabalho espera-se que os alunos saibam usar a matemática para resolver problemas interessantes, práticos do quotidiano ou de natureza simplesmente teórica, sabendo apreciar a importância da mesma no desenvolvimento científico e tecnológico.
Valorizando o raciocínio matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, busca-se desenvolver habilidades que caracterizam o pensar matematicamente, dando prioridade à qualidade do processo e não à quantidade de conteúdos a serem trabalhados, buscando a integração dos conhecimentos especialmente pelo trabalho interdisciplinar.

OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação integral do aluno, tornando-o um cidadão crítico, participativo, justo, social, responsável e consciente de suas obrigações e direitos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, habilidades sensório-motor e a assimilação do conteúdo em sala de aula, favorecendo o aprendizado de outras disciplinas.
ü  Estimular a curiosidade e a criatividade do aluno para que possa reelaborar e transferir os conhecimentos adquiridos para novas situações propostas ou criadas por ele mesmo.
ü  Desenvolver hábitos de estudo, rigor, precisão, ordem, clareza, perseverança, cooperação e uso correto da linguagem.
ü  Estimular o aluno a ampliar seus conhecimentos matemáticos por meio de leitura de textos, jornais, revistas, livros, pesquisas, consultas na internet e a profissionais do mercado de trabalho.
ü  Possibilitar ao aluno o uso de vários recursos tecnológicos existentes no aprendizado da matemática.
ü  Desenvolver a capacidade de classificar, seriar, relacionar, reunir, representar, analisar, conceituar, deduzir, provar e julgar.
ü  Desenvolver o hábito de explorar as possibilidades ao acaso, sem a preocupação de achar uma fórmula pronta, sem uma técnica específica, exatamente como se inicia a pesquisa.
ü  Eliminar os bloqueios que alguns alunos apresentavam em relação à Matemática, a ponto de se sentirem incapazes de aprender.
ü  Desenvolver o sentimento de autoconfiança dando oportunidades, em algumas situações, de se destacar em relação aos outros.
ü  Promover a melhoria da aprendizagem dos alunos com atividades lúdicas.
ü  Compreender a Matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.
ü  Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
ü  Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade, e agir sobre ela.
ü  Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
ü  Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.
ü  Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas para aplicá-los a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana.
ü  Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática.


SEQUENCIA DIDÁTICA

Buscando a articulação entre os conteúdos, fazendo as intervenções necessárias, proporciona-se ao aluno uma diversidade de situações, de forma a capacitá-lo a resolver problemas do quotidiano, exercitando a crítica na discussão de resultados que se deve basear em alguma informação; a construção de argumentos racionais baseadas em informações e observações.
Construção de glossário matemático contextualizando-o.
Resolução de problemas contextualizados de modo que haja provocações quanto à construção de conhecimento e quanto á utilização de raciocínio matemático.
Engajamento dos trabalhos em anexo ao  Projeto Saúde e Alimentação e outros Projetos da Escola.
Participação no Blog: http://celemensinomedio.blogspot.com.br/ , lendo, criando e postando comentários.
Participação em apresentações onde podemos fazer uso da filmagem para registros e avaliação dos trabalhos.
Participação nos jogos, buscando desenvolver o conhecimento através da ludicidade.

PÚBLICO-ALVO

Alunos do 1º Ano, Ensino Médio, turno matutino, vespertino e noturno do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, de Ibicaraí, e toda a comunidade escolar convidada.

CONTEÚDOS

Nos últimos anos, vem se constatando a necessidade de mudanças no ensino da matemática, tendo em vista vários fatores como: as reprovações a forma como a disciplina é transmitida e tantos outros fatores que fizeram com que se repensasse este ensino em favor de uma visão mais progressiva: a de Educação Matemática.
Dentro desta visão, a matemática é considerada uma ciência em constante construção, que se desenvolve enquanto é experimentada, no processo de investigação e resolução de problemas, deixando de lado a possibilidade de ser vista de forma estática, abrindo portas para a criação e para a emoção.
Os conteúdos (função do 1º e 2º graus) serão apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar. Além destes conteúdos, trabalharemos conteúdos que são pré-requisitos para o aprendizado destes novos conhecimentos, produção de relatórios, textos envolvendo o conhecimento matemático e participação nos Projetos da escola.


RECURSOS

Laboratório de Informática ( computadores e seus acessórios + internet), Blog, Faceboock, CDs, Pen drive, Quadro Branco, Pincel, Papel madeira, Papel ofício, Xerox, Livros didáticos, Cartolinas, Sala de aula, Espaço físico da escola, Biblioteca, Área livre da escola, Comunidade, Jornais, revistas, Entrevistas.


CRONOGRAMA - PERÍODO DE EXECUÇÃO

Segundo e terceiro bimestre do ano letivo, nos horários programados para a disciplina e horários programados para os Projetos da escola e extraclasse.


AVALIAÇÃO

Pensando a matemática como uma ciência elaborada pelos homens, em constante evolução, a avaliação, como parte integrante do processo dinâmico de ensino-aprendizagem, deve ser realizada na interação entre alunos e professor, de forma contínua. Tendo com função identificar avanços e dificuldades referentes à compreensão do conteúdo, deve oferecer muitas possibilidades ao aluno para se expressar, retomar e aprofundar a sua visão dos conteúdos. A avaliação também vai possibilitar fundamentalmente, ao professor, condições de repensar a sua prática diária, a metodologia empregada, os recursos humanos e materiais utilizados, os conteúdos matemáticos da série e sua adequação.
Ao propor questões que promovam a participação e a interação dos alunos, a partir do conhecimento que eles já têm - escolar ou não -, o professor terá possibilidade de acompanhar o seu avanço por meio de suas explicações orais e registros escritos.




ANEXOS   PUBLICADOS  NO BLOG

Um comentário:

  1. Aplicaremos este PROJETO em 2015. Que venha nossos alunos com todas suas diversidades.

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