ESPAÇO CELEM

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Gráficos e a Interface com Áreas do Conhecimento

Gráficos e a Interface

Gráficos e a Interface com Áreas do Conhecimento
Hiper Interessante. Participe!!!!!!

1.) O Elo Matemática – Ecologia
Observe o Gráfico abaixo.

Neste gráfico estão representadas duas funções. Ambas as curvas (1 e 2) representam a variação da população de ratos em função do tempo.
1.1) Existe diferença entre elas. Faça a correspondência corretamente:
( a ) A curva 1
( b ) A curva 2
( ) representa uma situação característica de populações naturais, sem interferência do ser humano, em equilíbrio devido à inexistência de predadores naturais.
( ) representa uma situação em que os predadores naturais, por algum motivo, foram eliminados.
1.2) Analisando os trechos das curvas para podermos entender melhor, faça a correspondência de modo correto:
( 1 ) Trecho a
( 2 ) Trecho b
( 3 ) Trecho c
( 4 ) Trecho d
( 5 ) Trecho e
( 6 ) Trecho f
( 7 ) Trecho g
( ) um acelerado crescimento da população de ratos (pela não-existência de predadores naturais, há uma explosão populacional)
( ) na curva 1 podemos perceber um crescimento mais lento em relação à curva 2.
( ) um acelerado decrescimento muito rápido da população de ratos (pela existência uma explosão populacional; como conseqüência, o alimento se esgota e os ratos morrem de fome ou de doenças causas pela desnutrição).
( ) a população atinge o pico e se estabiliza
( ) e ( ) a população atinge o pico e se estabiliza sofrendo apenas pequenas oscilações dentro de uma situação de equilíbrio, o que mostra que a população de ratos é mantida em equilíbrio pelos predadores naturais.
2.) O Elo Matemática – Fenômenos Sociais e Econômicos
Todos os dias encontramos nos diários ou semanários noticias com o preço da Cesta Básica, ora em alta, ora em baixa ou mantendo-se fixo. Esta variação pode depender do excesso de chuvas ou seca; de algum tipo de doença que afetou os frangos, bois ou mesmo os produtos agrícolas; problemas de armazenamentos de grãos; preço dos combustíveis, aumento do dólar etc.
Vamos analisar o gráfico acima verificando a variação em intervalos de tempo. Não vamos levar em conta os fatores que, na época, levaram aos aumentos ou a quedas.
2.1) De janeiro ate meados de março de 1999, os preços vão aumentando. Logo, esta havendo um crescimento.
( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$130,00 no custo médio da cesta básica.
( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$136,00 no custo médio da cesta básica.
( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$135,62 no custo médio da cesta básica.
2.2) De meados de março a julho de 1999, os preços estão em queda (decrescendo).
( ) o que levou a uma variação de R$130,00 para R$122,00 no custo médio da cesta básica.
( ) o que levou a uma variação de R$130,00 para R$124,00 no custo médio da cesta básica.
( ) o que levou a uma variação de R$130,00 para R$120,00 no custo médio da cesta básica.
2.3) Durante julho e agosto podemos verificar uma estabilização, ou seja, os preços permanecem constantes e que voltaram a subir depois ininterruptamente até o mês de dezembro.
( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$128,00 no custo médio da cesta básica.
( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$135,62 no custo médio da cesta básica.
( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$130,00 no custo médio da cesta básica.
2.4) Sabemos que a “linha” descrita pelo gráfico representa uma função (tempo, preço) na qual os meses (tempo) constituem a variável independente e os preços, a variável dependente.
Para analisar a variação de uma função, atribuímos os valores do domínio em ordem crescente à variável independente e observamos o que acontece com os valores da imagem.
Faça a correspondência abaixo, confirmando seu conhecimento na análise da variação de uma função:
( a ) Se, aumentando os valores da variável independente, os valores da imagem permanecem inalterados,
( b ) Se, aumentando os valores da variável independente, os valores da imagem também aumentam,
( c ) Se, aumentando os valores da variável independente, os valores da imagem diminuem,
( ) temos uma função decrescente.
( ) temos uma função crescente.
( ) temos uma função constante.
3.) O Elo Matemática – Biologia
(Enem) Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o metabolismo do álcool e sua presença no sangue dependem de fatores como peso corporal, condições e tempo após a ingestão.
O gráfico mostra a variação da concentração de álcool no sangue de indivíduos de mesmo peso que beberam três latas de cerveja cada um, em diferentes condições: em jejum e após o jantar.
Tendo em vista que a concentração máxima de álcool no sangue permitida pela legislação brasileira para motoristas é 0,6 g/l. o indivíduo que bebe após o jantar e o que bebeu em jejum só poderão dirigir após, aproximadamente:
a) uma hora e uma hora e meia, respectivamente.
b) três horas e meia hora, respectivamente.
c) três horas e meia e quatro horas e meia, respectivamente.
d) seis horas e três horas, respectivamente.
e) seis horas, igualmente.

4.) O Elo Matemática – Fenômenos Sociais e Científicos
(Enem) Usando as funções para analisar e interpretar fenômenos sociais e científicos
O Gráfico e a frase acima, tirados de um jornal, estão ambos relacionados à evolução média da violência no estado de São Paulo. A associação entre duas linguagens – a gráfica e a escrita, permite concluir que, percentualmente:
a) a capital tornou-se mais rica.
b) as cidades do interior enriqueceram e “atraíram” roubos.
c) a região metropolitana enriqueceu e o crime se estabilizou.
d) diminui, em geral, a criminalidade no estado.
e) diminui especialmente a incidência de roubos no estado.
5.) O Elo Matemática – Sociais e Econômico
(Enem) Um estudo sobre o problema do desemprego na Grande São Paulo, no período 1985-1996, realizado pelo SEADE-DIEESE, apresentou o seguinte gráfico sobre taxa de desemprego.
Pela análise do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado:
a) A maior taxa de desemprego foi de 14%.
b) A taxa de desemprego no ano de 1995 foi a menor do período.
c) A partir de 1992, a taxa de desemprego foi decrescente.
d) No período 1985-1996, a taxa de desemprego esteve entre 8% e 16%.
e) A taxa de desemprego foi crescente no período compreendido entre 1988 e 1991.
6.) O Elo Matemática – Meio Ambiente
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".
Observe o gráfico e responda:

a) Quais são as grandezas relacionadas pelo gráfico?
b) Em que ano o desmatamento atingiu o maior nível desde 1989?
c) Por que o desmatamento acelerado da Floresta Amazônica preocupa tanto?
7.) O Elo Matemática – Fenômeno Social
O gráfico abaixo mostra a variação da taxa de desemprego mensal na cidade de São Paulo, no período de março de 2004 a março de 2005.
A partir do gráfico podemos obter diversas informações sobre o desemprego na cidade de São Paulo: o mês em que houve maior número de desempregados, a época em que tivemos menos desempregados, a porcentagem de aumento e diminuição entre dois meses quaisquer e muitas outras.
Nessa relação, o mês é a variável independente, e a taxa de desemprego a variável dependente. Podemos notar que a cada mês corresponde uma única taxa desemprego. A taxa de desemprego depende do mês escolhido.
Diante das afirmações acima, responda:
a) Em que mês a taxa de desemprego foi mais elevada?
b) Em que mês a taxa de desemprego foi menos elevada?
c) Quais os meses que a taxa de desemprego apresentou o índice de 17,1?
d) Quais os meses que a taxa de desemprego esteve acima de 18 e abaixo de 20?

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